segunda-feira, novembro 27, 2006

Latitude e Longitude

Para começar o estudo da localização absoluta, vai até ao site do do "Ciência Viva", na página da Latitude e Longitude e aproveita o documento para começar a estudar.
Clicka aqui

PTG

quarta-feira, novembro 01, 2006

Chuvas do final de Outubro


Continental, às 18:00 horas de Terça-feira dia31 de Outubro. Reparamos que na zona perto de Coimbra se nota alguma precipitação e, também perto de Lisboa, no Oceano. Podemos concluir que neste dia houve alguma precipitação no centro do país e que foi houve pouca chuva em Portugal.
Esta informação e outras mais podem ser vistas no site

Http://meteo.pt/pt/observacao/remota/observacaoRadar.jsp

Realizado por: Inês Palma 7ºE Nº15

Paisagem natural com elementos humanos


Esta imagem é predominantemente natural porque, apresenta em maioria elementos naturais. Os elementos naturais são a vegetação, o relevo e o lago. Os elementos humanos são o castelo ou fortaleza.
Esta imagem foi retirada o site

http://www.olhares.com

Realizado por: Inês Palma 7ºE Nº15

O escultor da Terra, o Mar




Há milhões de anos que o mar vai erodindo as costas, criando as mais variadas paisagens ao longo de milhares de quilómetros
Rios e enseadas
Por vezes o mar caminha por dentro da terra, assumindo a feição de um curso de água. É então que se podem formar rias, que são vales invadidos pelo mar. Tal como os rios, as rias podem ser largas, serpentear entre as terras ou dividir-se em vários braços. É o local ideal para fazer praia.

Os fiordes
O seu nome significa braço do mar, em norueguês. Trata-se de vales em U, extremamente profundos onde se exerceu a prolongada erosão dos glaciares.

Dunas
As dunas são formadas pelos grandes ventos do alto mar que transportam a areia das praias para o interior do continente

As falésias
As falésias são costas alcantiladas e extremamente elevadas que descem a pique sobre o mar. O mar erode primeiro as rochas mais friáveis, deixando as zonas mais resistentes avançar pela água dentro.


Miguel Miranda 7ºF Nº26

Paisagem natural e humanizada




A imagem de cima é Natural, pois não é visível a intervenção do Homem.
O modo de observação da paisagem é indirecta, porque foi feita através de uma fotografia.

A imagem de baixo já é Humanizada, porque já se encontram vestígios da acção do Homem. O modo de observação da paisagem é também indirecta.

Inês Mendes
Ano – 7º
Turma F – N.º 14

Paisagem Natural - Serra da Freita


Fotografia retirada do site www.icicom.up.pt

A Serra da Freita situa-se essencialmente nos concelhos nortenhos de Arouca e de São Pedro do Sul. O seu maior pico atinge 1805 metros de altitude, nascendo também nesta montanha o Rio Caima.
Sendo uma serra com paisagens magníficas, como esta, e com muitas atracções para descobrir e passear.
Nesta paisagem na Serra da Freita podemos observar uma vegetação selvagem, uma cascata e um relevo rochoso. A imagem aparenta não ter quaisquer vestígios da acção do homem, sendo por esta razão uma paisagem natural.



Rodrigo Araújo Soromenho-Marques N. º26 7ºA Escola Secundária de Bocage

Mapa topográfico


Este mapa topográfico faz parte da Carta Militar de Portugal à escala de 1:25 000 dos Serviços Cartográficos do Exército. Mostra o litoral da Serra da Arrábida, em particular o seu ponto mais elevado: o Alto do Formosinho a 501m de altitude.

Mapas antigos


Este é o primeiro mapa a usar o nome América e é de 1507.

Joaquim Contradanças (7ºB)

Projecções cartográficas




Alguns exemplos de projecções cartográficas retiradas do site da Licenciatura em Engenharia Geográfica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Actividade:

1 - Classifica cada uma das projecções apresentadas.
2 - Qual delas será mais adequada para estudar a Gronelândia? Justifica.


PTG