quinta-feira, janeiro 11, 2007

Caderno diário

Têm sido colocadas algumas questões relativamente aos cadernos diários de Geografia. Mais uma vez venho lembrar o que já foi dito na aula de apresentação.

O Caderno diário na disciplina de geografia cumpre as seguintes funções, que foram devidamente explicadas aos alunos na aula de apresentação, e que são as seguintes:

  • Ser um complemento ao Manual e Caderno de Actividades e, por isso, não será repetido no Caderno o que já está suficientemente explicado nos dois livros anteriores. O estudo deve ser sempre baseado no manual adoptado que é demasiado caro para ser colocado na “prateleira”. Para o Caderno ficam reservados os assuntos que, em minha opinião,
    não estão devidamente explicados e/ou estruturados no manual.
  • Ser um instrumento de trabalho na aula, em particular na resolução de algumas fichas do Manual.
  • Ser um guia para Encarregados de Educação e alunos para que possam ter uma referência da matéria já leccionada.

No caso concreto da matéria relativa à localização absoluta (latitude e longitude), o que está no Caderno diário é mais do que o suficiente, uma vez que é baseada em exercícios dos quais os alunos já dispõem em grande número no Caderno de Actividades e no Manual. Estar a desenhar redes cartográficas sobrepostas a mapas no Caderno Diário é um trabalho que os alunos não precisam, pois seria sempre muito deficiente, na medida em que exige de todos uma habilidade e rigor próprios de outros níveis de desenvolvimento e uso de outras ferramentas.

PTG

Sem comentários: