segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Sismo sentido em Portugal (12 de Fevereiro de 2007)



Hoje, por volta das 10.30horas foi sentido um sismo em Portugal de uma magnitude já apreciável. De acordo com a legenda destes mapas do site de sismos do United States Geological Survey (USGS), o sismo terá atingido um valor entre o grau 5 e o grau 6 da escala de Richter. Estes valores já colocam este sismo dentro da categoria dos moderados, muito próximo dos sismos fortes que são classificados a partir de um valor de magnitude 6.3.
Em Portugal a melhor i nformação que se obteve na hora sobre este sismo foi mesmo americana e deste site (USGS). O site do Instituto de meteorologia bloqueou e não conseguiu cumprir de forma adequada com as suas obrigações.
O site do USGS tem muita informação sobre sismos para várias classes etáias mas está em inglês. No entanto, é sempre um bom treino para a língua estrangeira e uma fonte muito completa de informação, para alunos e professores. Se tiveres uma oportunidade dá uma "vista de olhos".
PAMTG


sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Já disponível um documento sobre a atmosfera e precipitação




Está pronto para download um novo documento sobre a estrutura da atmosfera, a humidade do ar, a precipitação e os factores de variação da precipitação. Pode ser descarregado a partir daqui ou através da minha página. Tem muitas informações adicionais e esquemas que, em minha opinião são mais didácticos. Também está bastante mais completo do que o manual.

sábado, fevereiro 03, 2007

Movimento diurno do Sol


Mais um documento foi disponibilizado na minha página do sapo. É um documento de 4 páginas sobre o movimento aparente do Sol ao longo do dia e s consequências na variação da temperatura. Podem também fazer o Download a partir desta página.

Link para download

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

O significado físico dos proincipais paralelos - 2ª versão


Fpoi colocado na minha página sapo um documento de 4 páginas onde é dada informação adicional e de complemento à matéria que estamos a dar. Se preferirem podem descarregar o ficheiro a partir daqui.