Mostrar mensagens com a etiqueta Imagens de satélite. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Imagens de satélite. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, outubro 31, 2006


Foto tirada por astronautas do Space Shuttle mostrando o avanço da noite em direcção à Península Ibérica e Portugal. Nesta altura ainda era dia em POrtugal Continental, nos Açores e na Madeira. A noite já tinha "caído" em França. De reparar que nas áreas em que já é noite é possível observar a luminosidade das áreas mais habitadas.

quinta-feira, outubro 19, 2006

Época de furacões do Verão e Outono de 2005


Esta montagem de imagens de satélite da NASA/NOAA mostra a ocorrência de um elevado número de furacões de grande intensidade no Golfo do México. Os furacões são tempestades que se desenvolvem e se fortalecem sobre águas oceânicas quentes. Neste ano, as anomalias de temperatura de superfície do oceano na região do Golfo eram elevadas. Diz-se mesmo que seriam as anomalias positivas mais elevadas desde que há registos. Deste facto resultou a ocorrência de um a elevado número de furacões de intensidade muito elevada.

Furacão Vince (Outubro de 2005)



O Furacão Vince em 2005 segundo imagem Meteosat de 9 de Outubro de 2005 às 12 horas. Neste dia a tempestade tropical que se formou a noroeste da Madeira foi reclassificada como Furacão de categoria 1, o que significa que as rajadas de vento podem atingir velocidades máximas de 125km/h.
Podem consultar informações adicionais e ver mais imagens deste fenómeno de grande raridade nesta região do globo em: http://oiswww.eumetsat.org/WEBOPS/iotm/iotm/20051009_hurricane/20051009_hurricane.html

PTG